Parte I - A busca da motivação para a mudança!

As mudanças são portadoras de uma magia que as crianças entendem bem!

Desde que me conheço que sou um sonhador, e logo percebi que para tornar os meus sonhos em realidade tinha de conseguir ultrapassar complicadas barreiras. Inicialmente tudo era difícil e muitas das barreiras pareciam intransponíveis. Mas com o passar do tempo foi adquirindo conhecimento e experiencia de Vida, aprendendo diferentes formas de transpor barreiras e seguir em frente.

Mesmo tendo consciência de que muitos dos meus sonhos são praticamente impossíveis de realizar, nunca desisti deles, e com o tempo aprendi a organizá-los na minha Oficina de Sonhos, um local surreal sobre o qual falarei melhor mais à frente…

Foto minha no inicio dos anos 80...

Para uma criança tudo é novidade, mas à medida que vai crescendo, as novidades vão convivendo com as atividades ditas quotidianas ficando esbatidas no dia a dia… No entanto haverá sempre coisas novas disponíveis para descobrir ao longo da vida. Gosto de manter viva a criança que ainda existe dentro de mim, ajudando-me a dar uma especial atenção a novidades que surjam e ao sopro dos ventos da mudança!

Com o passar do tempo aprendi que por vezes é preciso entrar em rutura com a realidade que conhecemos, abrindo os olhos para lá do horizonte traçando caminhos alternativos que nos levem a outras realidades compatíveis com aquilo que inicialmente parecia impossível. 
Considero que na mudança está parte da magia que torna possível o que parece impossível!

Maquina com a qual fiz muitos quilómetros no serviço internacional.

Os anos em que me tornei Motorista de longo Curso, foram tempos de grande intensidade. Já tinha viajado algumas vezes, mas fazer da viagem o meu dia a dia deu para ter melhor consciência de como o mundo está cheio de diferentes tipos de realidades e possibilidades… Também aprendi a importância do movimento e do perigo que pode ser a armadilha vulgarmente chamada de "zona de conforto". 

Na minha modesta opinião, podemos considerar que existem tantas formas de encarar a vida quanto o número de pessoas existentes, sendo muito importante aprender a respeitar a diferença.

Acredito que uma grande parte, talvez a grande maioria, gosta de ter uma vida calma e acomodada à chamada zona de conforto, tentando evitar transtornos e imprevistos. Pessoas que passam os dias presos a rotinas, sem grandes sobressaltos nem emoções.
Mas também existem pessoas que não gostam de fazer dos dias cópias passadas a papel químico, fugindo ao marasmo do quotidiano e olhando para lá do horizonte na busca de caminhos para realizar os seus sonhos. Pessoas que aceitam novos desafios predispostas a adaptarem-se a outras realidades, por vezes com diferentes conceitos e culturas.

Claro que eu me identifico mais com este segundo grupo de pessoas.

Eu pronto para mais uma viagem no serviço internacional com outra das maquinas que conduzi nesses tempos.

De desafio em desafio, contornando e transpondo muitos obstáculos, tenho lutado pelos meus sonhos e bem estar da minha Família, moldando a vida a diferentes trabalhos, muitas vezes com complicados horários, sempre a tentar ganhar o suficiente para poder realizar os meus objetivos. Mas mesmo assim, apesar de garantir uma manutenção sustentável da minha Família e do seu conforto, alguns sonhos vão ficando adiados… Sei que nunca os irei realizar a todos, mas também sei que no dia em que deixar de sonhar e lutar por eles, a minha vida perde boa parte do brilho, correndo o risco de cair num marasmo opaco!... 

Conjunto de 25metros na Noruega.

A vida vivida despida de medos já é um bom desafio, mas por vezes surgem desafios que só estão ao alcance de quem vive realmente sem medo de viver, e não se assusta com os fortes ventos de uma radical mudança. 

Outro conjunto de 25 metros conduzido por mim.

Foi através de um velho amigo e camarada d'armas que, no decorrer de 2018, surgiu o convite de poder vir trabalhar como camionista para as longínquas e inóspitas terras escandinavas! Uma boa oportunidade de trabalho dentro da minha área, carregada de novos e apetecíveis desafios. Um camião maior e mais potente com 8 eixos, cerca de 25 metros de comprimento e cargas até 60 toneladas. Ter de conduzir em condições atmosféricas por vezes extremas, atravessando zonas montanhosas que no inverno facilmente atingem temperaturas a baixo dos -20º podendo ultrapassar os -40º.  A quase inexistência de autoestradas, tendo de circular a maior parte do tempo em perigosas e sinuosas estradas de montanha. No inverno tudo fica coberto de gelo e em alguns locais é frequente a possibilidade de convívio com alguns animais selvagens. Invernos escuros, praticamente sem sol. Ter que lidar com a barreira linguística sendo forçado a aprender uma língua completamente nova… Enfim, um complicado desafio à minha altura!

Estrada de inverno na Noruega.

Depois de em conjunto com a minha Mulher fazermos uma profunda avaliação de prós e contras, sempre com o bem estar familiar em primeiro plano, a decisão positiva foi tomada e demos inicio ao relativamente complicado processo burocrático da nossa mudança.

Quem vive acomodado e com medo da mudança, acaba por perder grandes oportunidades que a vida lhe apresenta. Mas quem não tem medo de viver e de enfrentar novos desafios aproxima-se da realização dos seus sonhos!

Pequeno vídeo a rolar durante o inverno norueguês…

Quando tracei o plano para passar à pratica a decisão tomada, convenci a minha Mulher que apesar das complicações envolvidas todo o processo seria relativamente simples, dividindo-se em quatro fases distintas! Passado algum tempo posso dizer que, tal como planeado, tudo se desenrolou nas quatro fases previstas, no entanto não foi assim tão simples. Por muito bom que o plano seja, é muito importante saber ir adaptando o plano á dura realidade que se vai encontrando. Surgem sempre problemas e imprevistos, mas a Vida é mesmo assim e como já disse eu adoro desafios! 

Para mim é muito importante sentir que ultrapasso os obstáculos por mim propostos, eliminando logo à partida a hipótese de desistir. Se fosse a pensar nessa hipótese então não tinha vindo! A  nossa noção de limite tem que estar sempre acima dos nossos objetivos!

Dia da partida para a Noruega.

A primeira fase consistia na minha deslocação física para a Noruega e adaptação ao novo trabalho. Portanto, no dia e hora marcada arranquei com uma mochila às costas e com passo firme segui para o táxi que me levou ao aeroporto.

Dentro da mochila levava  o estritamente necessário para a sobrevivência dos primeiros dias. 
Na cabeça levava uma boa carga de motivação e a Boina Verde que conquistei com muito suor e sacrifício, acendendo em mim a chama da audácia e a capacidade de tornar o difícil em realidade! 

No pensamento pairavam algumas frases antigas, aprendidas numa escola que frequentei:

"É perante o obstáculo que o Homem se descobre!"
"Se é possível está feito, se é impossível há-de fazer-se!"
"Só vence quem acredita na vitória!"
"Audácia, prudência...Caminho para o êxito!"
"Que nunca por vencidos se conheçam!"

No entanto levava o peito apertado com saudades… Algumas duvidas e incertezas silenciosas vagueavam e atormentavam-me o espírito. Situação que eu combatia com pensamentos frios, puramente práticos e racionais! Na realidade eu estava muito concentrado única e exclusivamente em ter sucesso. O meu foco era aprender bem as minhas novas tarefas, as novas formas de trabalhar, os caminhos que tinha que percorrer, etc. Também levava a preocupação de poupar algum dinheiro para passar o mais rápido possível à segunda fase!

O inicio foi bastante complicada. A capacidade de adaptação a coisas novas nem sempre é fácil e muitas vezes chega a ser desagradável, no entanto foi um desafio ganho…  A primeira fase ainda demorou uns longos três meses, durante os quais também passei vários dias a tratar de papelada referente à minha legalização. Na realidade três meses não é muito tempo, mas admito que naquelas circunstâncias me pareceu uma eternidade… O peso da saudade transfigura os dias, tornando-os muito maiores e por vezes mais penosos!... 

Zona da nossa primeira casa.

Na segunda fase o objetivo passava por encontrar uma casa para alugar que estivesse dentro do meu orçamento, e com algumas características especificas! Tinha que ser suficientemente grande para eu poder habitar com a minha Família. Tinha que estar estrategicamente localizada, relativamente próxima do meu local de trabalho e com transportes públicos próximos, porque nesta fase ainda não tinha carro, movimentando-me a pé ou de bicicleta. Tinha de ter escolas e jardins infantis nas redondezas com espaços verdes. Também convinha que tivesse algum comercio local perto para as compras diárias, como o pão e o leite do dia.

A minha bicicleta no autocarro…

Na terceira fase o objetivo era reforçar a minha condição financeira, comprar as viagens para a minha Mulher e Filhos se juntarem a mim e tratar da papelada necessária para a legalização de todos. Depois, já com a preciosa ajuda da minha Mulher, tratar de todos os pormenores para que a casa estivesse completamente operacional e aprazível, com aquele toque feminino na decoração.

Na quarta fase os objetivos eram variados e executados de uma forma conjunta. Entre outras coisas, esta fase deu para tratar da adaptação dos mais pequenos a esta nova realidade. E com a ajuda da minha Mulher, tratar das inscrições do Gui na escola e da Flor no infantário. Ter uma Mulher com "M" grande foi e tem sido um fator de grande importância!

Apesar de alguns imprevistos e dificuldades de ultima hora, o balanço é francamente positivo. Podemos afirmar que está tudo a correr bem, mas ainda faltam algumas coisas para terminar esta ultima fase de adaptação e passar à velocidade de cruzeiro rumo ao futuro por nós pretendido!

Família reunida, faltando o Tiago… Cada coisa a seu tempo! 

"Quero saber o que é o Mundo, porque estou aqui e para onde estou indo… Quero também saber como voar sem um avião se assim o desejar."

Frase de Richard Bach, pensador e autor de vários livros, alguns deles lidos por mim, que a par com outros autores, têm-me servido de fonte de inspiração para a Vida!


João Ferreira
09/03/2020
Tiller - Noruega

Comentários

  1. Foi uma mudança radical... Mas nada que não se faça com muito Amor e loucura à mistura ❤️vou Amar-te sempre 💕

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa vida tem sido repleta de desafios que, cada um à sua maneira, nos têm imposto um ritmo impressionante à nossa vida.

      Com muito AMOR, determinação, força, objectividade e alguma loucura à mistura vamos seguindo em frente neste caminho chamado Vida.

      Contigo a meu lado tudo se torna mais fácil!...

      Eliminar
  2. Meu amigo foi uma grande mudança sim, mas foi uma grande jogada que fizeste para ti e para a família, foi para poderes dar aos teus um nível de vida muito superior ao que tiveste, foi um risco calculado que, que ta a dar frutos e vai continuar, és das melhores pessoas que conheço e tenho a sorte e muito orgulho de te ter como um verdadeiro amigo, sei que tudo o que fazes é com a família em mente, e fico muito feliz em ver um amigo como tu que já passou por muito na vida que sempre lutou por o que acredita, em ter a bênção de ter uma família como tens,em atingir os teus objectivos.
    Para mim és um exemplo de homem, de amigo de pai e marido, desejo do fundo do meu coração tudo de bom para ti e para a tua família.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi com enorme prazer que li este teu comentário!

      És um daqueles amigos especiais😎😉...

      Muito já passamos juntos!...

      Bons tempos aguardam por nós no futuro. Sei que também tu és um lutador e estás com esforço a trassar um melhor futuro para ti e para as tuas Princesas.

      Devo confessar que aguardo com espectativa a tua visita.
      Actualmente estamos a mudar de casa, precisávamos de mais espaço. Estou certo que vais adorar conhecer Trondheim. E além de Trondheim, havemos de fazer uma "roadtrip" bastante agradável. Já conheço muitos locais de interesse 👌😎...

      Forte abraço amigo e um beijinho para a Ana e para as pequenas Princesas.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Parte X - Gabinete de problemas.

Parte VII - Oficina de sonhos

Parte IX - O Homem do leme.